Como funciona a absorção de som

Entendendo o que é a absorção e quando pode ser útil.







As ondas de som desaparecem após algum tempo.

Os sons não duram para sempre. No entanto, de vez em quando não desaparecem tão rapidamente como desejado, dado que podem persistir como reverberações.

O truque é utilizar a absorção de som.
Para fazer isso, temos que compreender como é que este fenómeno funciona, e como o podemos usar a nosso favor.









Os painéis absorvedores reduzem reverberações.

As ondas de som têm que viajar através de algum meio. Alguns desses "meios" podem absorver as ondas de som, tal como uma esponja absorve água, reduzindo reverberações. Tecidos porosos e outras superfícies semelhantes absorvem reverberações, transformando-as em energia térmica.

Outros meios, como metais, podem apenas refletir as ondas de som, criando reverberações adicionais e aumentando o tempo de reverberação dos espaços.













Que espaços têm um tempo de reverberação longo?



Ginásios e pavilhões

Estúdios

Escolas

Auditórios

Cinemas e teatros














A absorção de som pode ser aplicada de várias formas

Em geral, os materiais absorvedores podem ser colocados em paredes, tetos, móveis e todo o tipo de objetos numa divisão. O uso de divisórias acústicas também já é comum.

Existe também a possibilidade de colocar pêndulos (ou nuvens) no tecto, que ajudam no controlo de reverberações. Um exemplo são estas nuvens.






Que tipo de absorvedores existem?





Absorvedores porosos

Os absorvedores porosos são materiais com pequenos buracos e uma estrutura porosa, que capturam as ondas de som através das fibras que os compõem, dobrando-as. Quando estas fibras se dobram, as ondas de som convertem-se em energia térmica, o que resulta na absorção das ondas.

Alguns materiais, como a espuma de poliuretano, são muito eficientes nesta função, dado que a sua estrutura interior permite uma boa captação das ondas sonoras.



Absorvedores ressonantes

Os absorvedores ressonantes são materiais, em geral com uma camada, que capturam sons de determinadas frequências, prendendo-os nas cavidades que os acompanham, como estes painéis.

A absorção sonora atinge o seu ponto máximo na frequência de ressonância do som.

Isto é especialmente útil para a indústria e ambientes de fábricas, onde o tratamento acústico lida com problemas em frequências específicas.





Os níveis de absorção mudam em função da frequência

Os sons de baixas frequências ( <250hZ) tendem a ser mais difíceis de absorver, dado que precisam de materiais muito porosos e com estruturas específicas para os absorver.

Em contrapartida, frequências mais altas são mais facilmente tratadas com materiais comuns.

O coeficiente de absorção diz-nos o quão absorvente um material é em diferentes frequências. O seu valor, alpha, vai desde 0 (não-absorvente) até 1 (muito absorvente).








A absorção não lida com todos os problemas

Salas de reuniões, auditórios, e todo o tipo de espaços onde o som seja muito importante não precisam apenas de absorção.

A absorção é útil para reduzir reverberações excessivas. Em alguns casos, a combinação com materiais difusores é importante, dado que a difusão permite uma boa distribuição do som pela divisão, garantindo uma experiência sonora de boa qualidade a todos os ocupantes.












Pronto para criar ambientes mais confortáveis?
Veja alguns painéis acústicos aqui.




Fale connosco.

Estamos disponíveis para qualquer pergunta.

Contacto.